Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

CANAIS DE ANIMES BRASILEIROS CORREM O RISCO DE SEREM DELETADOS POR LEVAREM STRIKES INJUSTOS NO YOUTUBE

CANAIS DE ANIMES BRASILEIROS CORREM O RISCO DE SEREM DELETADOS POR LEVAREM STRIKES INJUSTOS NO YOUTUBE
Entrevista: SNK e YouTube com Gabi Xavier! | Attack On Titan BR Amino

É meus caros a vida não está fácil para quem vive de YouTube no Brasil. Isso porque vários canais de animes brasileiros estão levando strikes (Aviso de Violação de Direito Autoral) injustos. Antes de citar os canais quero explicar o enredo da situação: Uma ilustradora(o) japonesa está dando vários strikes em canais que falam e usam imagens de Kimetsu no Yaiba, ela(e) alega que esses canais estão usando as sua ilustrações dos personagens de forma indevida. Mas será que realmente é isso?
Alguns canais como o da Gabi Xavier, Geek Brasil e Republica do Anime levaram strikes da mesma pessoa. 
A Gabi disse em seu vídeo que não usou imagens da pessoa mencionada nessa matéria e mesmo assim levou 2 avisos de direitos autorais. Com 3 avisos o canal é deletado do YouTube e isso para ela seria um enorme prejuízo tanto no trabalho como também em perder mais de 500 mil inscritos. Veja abaixo o vídeo dela explicando a situação:



O mais estranho nessa história é que outros canais levaram avisos de direitos autorais da mesma forma como por exemplo a República do Anime que também faz vídeos de Kimetsu no Yaiba. O Vlogger André Gonçalves fez uma Live onde explicou que o vídeo que tomou o strike estava de acordo com as politicas de direitos autorais. Segundo ele não havia nada no vídeo que pudesse gerar punições. Ele também mandou uma contra-notificação com as alegações onde explica de todo passo para fazer o vídeo tais como: Fontes do roteiro, Imagens, Trilha sonora e outros. Na sua alegação o mesmo citou a lei do "Fair Use" (uso aceitável) que é o uso aceitável de conteúdos de terceiros sem ferir a lei de direitos autorais. Ele ainda está aguardando um posicionamento do YouTube que deve levar por volta de 15 dias. Também como garantia o vlogger deixou todos os vídeos de Kimetsu no Yaiba privado. Para ele o prejuízo maior além de perder os mais de 21 mil inscritos é fato que nesse ano o canal vai chegar a 1000 vídeos que corresponde a mais de 4 anos de trabalho. Segundo ele perder toda essa história seria desesperador. 


 Veja o vídeo abaixo:




O ultimo canal dessa lista é o Geek Brasil que também levou avisos de direito autoral e como resultado está correndo o risco de perder o canal. O vlogger também adotou a medida de deixar os vídeos privados para evitar novo risco de tomar punição.
Infelizmente para esses vloggers por causa da pandemia devido ao Covid-19 o YouTube está com pessoal reduzido. Eu posso dizer que ai está a grande sacada dessa pessoa que está dando os strikes, ela está se valendo do fato da plataforma não ter um avaliador presencial para julgar se as reclamações são validas ou não. Outro ponto medonho destacado pelo vlogger André da República do Anime é o fato do gerenciamento da plataforma está nas mãos de um robô que tem como histórico diversos bugs e erros. O que podemos constatar é que esse é um ataque gratuito onde o objetivo é derrubar os canais. Pois já está provado que nenhum deles violou a lei. Na contra-notificação o vlogger André argumenta que está abrindo precedente perigoso no YouTube onde qualquer pessoa pode gerar strike alegando que conteúdo "A" ou "B" é seu. Por ex. Eu pego uma imagem de um vídeo qualquer, posto nas minhas redes sociais, volto no canal onde peguei e gero um strike dizendo que eu sou o autor. O que está acontecendo é bem isso!

Mesmo que um vídeo tenha uma ou duas imagens de ilustração de terceiros isso segundo a lei não configura violação de direitos autorais. Fair Use é aplicado nesses casos e até posso ir mais além... da mesma forma a editora detentora dos direitos de imagens dos personagens permitem o uso das imagens (menos mangás completos). Se essa moda pegar ninguém vai poder usar mais nada.
Portanto acompanharemos os três canais e informaremos qual foi o desfecho dessa batalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]