Full width home advertisement

Review

Curiosidades

Post Page Advertisement [Top]

LISTA DE EMPREGOS NO JAPÃO QUE PROÍBEM MULHERES DE USAR ÓCULOS

LISTA DE EMPREGOS NO JAPÃO QUE PROÍBEM MULHERES DE USAR ÓCULOS
Lista de Empregos no Japão que Proíbem Mulheres de Usar Óculos destaque asuka tanaka hibike
Algumas semanas atrás, o Twitter japonês reagiu com grande decepção quando uma mulher publicou que trabalhava em vários restaurantes japoneses que proíbem as funcionárias de utilizarem óculos quando vestem um quimono, sob o argumento de que os óculos de correção modernos (“modernos” neste caso, qualquer coisa que seja introduzida no Japão após o contato com as nações europeias) colidem com a estética tradicional das roupas japonesas e, portanto, estraga a atmosfera elegante que os restaurantes pretendem criar.
Parece, porém, que restaurantes mais chiques especializados em culinária japonesa não são os únicos locais de trabalho no Japão que não permitem este objeto. O programa de entrevistas matinal da emissora Nippon Television, Sukkiri, publicou recentemente um segmento acompanhado pela pergunta “Como se sentem? Mulheres proibidas de usar óculos ”, no qual os apresentadores listaram três outras profissões com políticas semelhantes.

Lista de Empregos no Japão que Proíbem Mulheres de Usar Óculos

Fotos do segmento Sukkiri, publicadas pelo usuário japonês do Twitter @youumikan


mika@youumikan
#スッキリ

メガネ禁止企業なんてあるんだ

考え方古すぎ
…ある意味ハラスメントじゃない

Ver imagem no TwitterVer imagem no Twitter
8.002
20:53 - 5 de nov de 2019
Informações e privacidade no Twitter Ads
6.483 pessoas estão falando sobre isso


Além das empregadas de mesa em restaurantes de comida japonesa, os empregos que proíbem óculos são:
1. Comissárias de bordo
2. Equipa de vendas de cosméticos
3. Recepcionistas

As comissárias de bordo, segundo o relatório, estão proibidas de utilizar óculos por razões de segurança, como se vê numa ilustração que mostra um membro da tripulação de cabine no chão da aeronave, à procura dos óculos que caíram, enquanto um passageiro está a tentar evacuar. Enquanto isto, a razão apontada para as vendedoras de maquilhagem é que usar óculos dificultará aos clientes em potencial ver os efeitos embelezadores dos cosméticos da empresa (que a própria vendedora utilizará enquanto trabalha) e as recepcionistas são proibidas porque eles “dão uma impressão fria” aos visitantes.

Lista de Empregos no Japão que Proíbem Mulheres de Usar Óculos 1

“Que maneiras tão ultrapassadas de pensar”twettou @youumikan com as imagens. “Poderíamos dizer que esta é uma forma de assédio” e vários outros comentaristas ficaram igualmente chateados com o que consideram uma parte inútil ou mesmo perigosa do código de vestimenta.
Para comissárias de bordo e vendedoras de cosméticos não se pode fazer nada, mas os outros dois são muito difíceis de perceber.

Gostaria que estas empresas pensassem no facto de que alguma pessoas possuem condições médicas que as impedem de usar lentes de contacto e por isso, elas necessitam de utilizar óculos sempre.

As vendedoras de cosméticos não seriam boas em recomendar tipos de maquilhagem e técnicas para clientes que utilizem óculos?

Estas empresas realmente entendem o que os seus clientes se importam ou não?

Particularmente no caso de recepcionistas e empregadas de mesa, vários comentaristas também elogiaram o visual meganekko (“mulheres com óculos”).


Mas, eu adoro meganekko!

Se fizerem uma pesquisa de imagens para ‘óculos’ e ‘kimono’, encontrarão muitas mulheres que fazem o combo ser óptimo.

Muitas pessoas dizem que usar óculos realmente oferece-nos uma aura mais gentil. Com lentes de contacto, os olhos ficam muito mais sérios.

Vale ressaltar que, embora o programa Sukkiri tenha apresentado a situação de mulheres que não podem usar óculos, não parece que os homens nestas profissões o possam fazer. No entanto, é facto que todos os quatro empregos listados (comissária de bordo, vendedora de cosmética, recepcionista, empregada de mesa num restaurante japonês de alta classe) são predominantemente realizados por mulheres no Japão e, por design específico ou por infeliz coincidência, isto é mais uma questão de vestuário profissional que afeta muito mais as mulheres do que os homens no Japão.
Esta é a lista de empregos no Japão que proíbem as mulheres de usar óculos. Conhecem mais algum?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]