Advertisement

Ad code

Porque uma Cosplayer de Marcille recebeu Ameaças de Morte?

 Cosplayer de Marcille recebeu Ameaças de Morte

Porque uma Cosplayer de Marcille recebeu Ameaças de Morte? Essa pergunta se tornou central nas redes sociais japonesas após a polêmica envolvendo a cosplayer Shikano Tsuno, que foi duramente atacada após participar do Osaka Expo vestida como Marcille, personagem do anime e mangá Dungeon Meshi.

Cosplayer de Marcille recebeu Ameaças de Morte, O que aconteceu no Osaka Expo?

Para entender a discussão sobre o porque uma cosplayer de Marcille recebeu ameaças de morte temos que ver aonde tudo começou, com mais de 27 mil seguidores no Twitter, Shikano chamou a atenção em 2024 ainda, quando participou da Comiket daquele ano com seu caracteristico cosplay. Mas tudo mudaria quando no ano seguinte ela decidiu participar da Osaka Expo nesse mesmo cosplay.

Abaixo Shikano na Comiket de 2024.

Cosplayer de Marcille recebeu Ameaças de Morte

Então em 2025, na Osaka Expo, Shikano resolveu ir com esse mesmo cosplay para o evento. Apesar de cosplay não ser proibido no evento, parte da comunidade online reagiu com fúria, acusando-a de desrespeitar o evento e até ameaçando sua vida. A situação ficou tão grave que dados pessoais da cosplayer foram vazados, incluindo o nome da estação de trem próxima à sua residência, forçando-a a procurar ajuda policial.

Abaixo a foto de Shikano como Marcille na Osaka Expo:

Cosplayer de Marcille recebeu Ameaças de Morte

Por que a reação foi tão extrema?

Muitos se perguntaram porque uma cosplayer de Marcille recebeu ameaças de morte, já que o Expo permite fantasias que não violem regras explícitas. A verdade é que a motivação por trás do ódio parece ter sido mais profunda: alguns desenterraram postagens antigas de Shikano nas quais ela defendia que os criadores originais deveriam valorizar os criadores de conteúdo derivado, ou seja, cosplayers e artistas que fazem doujins, fanarts etc.

Todos sabem que cosplays, fanarts e doujins apenas existem porque os donos dos direitos deixam os fãs em paz, o que não é sempre o caso, pegue por exemplo Uma Musume, que recentemente proibiu que os fãs lucrem com a série por meio de doujins e outras atividades.

Uma Musume lançou seu Próprio Super Sentai

Essa opinião reacendeu debates antigos sobre direitos autorais no Japão, principalmente após a aprovação de leis mais rigorosas em 2021. Mesmo com essas leis tendo sido suavizadas para permitir a maior parte dos cosplays, muitos ainda são os que olham torto.

Por exemplo:

“Fiquei me perguntando o que tinha acontecido com a pessoa que estava de cosplay na Osaka Expo, e me surpreendi ao ver que ela disse algo como ‘os autores originais também deveriam respeitar os criadores de obras derivadas’. Isso não tá errado? Não é falta de respeito achar que você está no mesmo nível do autor original, que apenas tolera (o que você faz)? Você nunca pensou algo como ‘e se, por minha causa, as obras derivadas forem claramente proibidas’???”

direitos autorais japao

No Japão existem muitas pessoas que tem esse mesmo pensamento.

Ameaças e consequências

O caso de porque uma cosplayer de Marcille recebeu ameaças de morte tomou proporções alarmantes. Comentários como “morra” e “você é um lixo” foram comuns. Um usuário chegou a publicar uma ameaça de tiroteio com data específica. Shikano relatou que passou a ter dificuldades físicas e mentais para seguir sua rotina e que a polícia aumentou a patrulha em sua área.

Até pessoas que apenas tiraram fotos com ela durante o evento foram hostilizadas, sendo forçadas a apagar as imagens e tornar suas contas privadas nas redes sociais.

Tocador de vídeo
00:00
00:09

A situação foi realmente pesada, tão pesada que o próprio site oficial do Osaka Expo confirmou que o uso de cosplay não é proibido, desde que não infrinja normas de decência pública. Shikano respeitou todas as regras, inclusive se hospedando próximo ao local e se trocando no hotel — uma alternativa responsável, já que o evento não oferece vestiários.

Mesmo diante das ameaças, Shikano manteve firmeza e declarou“Consigo ver como outra pessoa, que não eu, poderia ter se suicidado por causa disso. Foi tão grave assim. Estou feliz que fui eu.”

Fonte: https://vocesabianime.com/

Postar um comentário

0 Comentários

Comments