Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

FALECEU YASUSHI WATANABE – HISTORIADOR DE ANIME

FALECEU YASUSHI WATANABE – HISTORIADOR DE ANIME
Faleceu Yasushi Watanabe - Historiador de Anime
É com pesar que noticiamos que, a 27 de março, o respeitado historiador de anime Yasushi Watanabe faleceu.
Tinha 86 anos.

Faleceu Yasushi Watanabe – Historiador de Anime

Faleceu Yasushi Watanabe - Historiador de Anime

Watanabe nasceu em Osaka em 1934. Trabalhou no jornal Mainichi Shimbun, enquanto estudava animação japonesa e estrangeira.
Watanabe co-escreveu o livro Nihon Animation Eigashi (The History Of Japanese Animated Film), juntamente com Katsunori Yamaguchi, em 1977, e Gekijо̄ Anime 70 Nenshi (70 Years of Animated Feature Filmem 1989. Para além disso, com Natsuki Matsumoto e Frederick S. Litten, o reconhecido historiador co-escreveu o livro Nippon Anime Sо̄seiki (The Genesis of Japanese Anime),  o qual foi publicado pela Shueisha a 5 de março. [imagem abaixo]
O autor recebeu o Prémio da Associação de Animação do Japão em 2014, o Achievemente Award no 18.º Festival de Artes de Media do Japão em 2015, e, em 2018, o Anime Achivement Award no Festival de Prémios de Anime de Tóquio. Além disso, em 2018 houve uma exposição sobre o seu estudo de animação em Quioto.

Faleceu Yasushi Watanabe - Historiador de Anime

Watanabe tinha um conhecimento profundo sobre a animação da Disney e tinha uma colecção dedicada ao seu fascínio pela animação. Ao ler o livro de David BossertOswald the Lucky Rabbit: The Search for the Lost Disney Cartoons, que fala sobre a perda de imagens físicas de Oswald The Lucky Rabbit, Watanabe lembrou-se de umhistoriador de anime Yasushi Watanabe – um que havia comprado 70 anos antes em Osaka por 500 yen (cerca de 4,21 euros).  O filme chamava-se Mickey Manga Spide quando o comprou, mas o cartoon não tinha Mickey como personagem principal. Era na verdade o filme de Oswald The Lucky Rabbit, “Neck ‘n’ Neck“.
O jornal Asahi Shimbun confirmou com o Arquivo de Walt Disney que a descoberta de Watanabe era verdadeira. A curta original tinha uma duração de 5 minutos, tendo sido posteriormente cortada para 2 minutos para ser vendida em bobinas de 16-mm. A de Watanabe, era uma das versões de 2 minutos vendidas ao público. O filme está agora guardado no Kobe Planet Film Archive. A cópia de Watanabe é a segunda versão da curta de Oswald encontrada no Japão, em parte devido ao livro de Bossert.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]